Cine: Apenas uma vez (Once, 2006)

Demorei seis anos para assistir esse filme, que eu já tinha ouvido falar que era bom, que as músicas eram bonitas... Todos estavam certos! O filme independente mais lindo de todos os tempos, com canções maravilhosas, me tocou. Logo que comecei a assisti-lo notei que a câmera era diferente e a fotografia também, mas os preconceitos foram quebrados depois de cinco minutos. Me apaixonei pela estética simples e a câmera tremida - e às vezes sem foco.

Eu o havia esquecido no passar dos anos, mas ano passado eu achei o DVD algumas vezes para comprar; burramente não tive coragem de levá-lo, porque podia não gostar e tal - merecia um tapa na cara. Porém, contudo, todavia, de férias na casa da mama, ela acabou por me lembrar que queria muio assistir e na mesma hora demos play no Netflix. Me derreti, hehehe.

A história de Once é simples, mas os acontecimentos não são nem um pouco clichês. Os nomes dos protagonistas não são ditos, então conhecemos eles como o "cara" e a "garota". O cara escreve músicas sentimentais e as canta na rua por uns trocados. Em uma das apresentações ele conhece uma garota, vendedora de flores, que começa a conversar com ele muito naturalmente. Ela conta que tocava piano, e os dois começam a compor e escrever juntos. O romance entre os dois fica apenas no ar, sem terem coragem para começá-lo: ela revela ser casada e ele que teve um relacionamento frustrado, por isso a dificuldade de se declararem. Mas nota-se o carinho que têm um pelo outro. Os dois se apoiam na música e no romance nunca começado, construindo uma linda e profunda amizade.

A trilha sonora é uma das melhores que já escutei, sem exageros. Falling Slowly - que não sai da minha cabeça há dias ganhou o Oscar de melhor canção original; merecidíssmo. Glen Hansard e Markéta Irglová, que interpretam os protagonistas, assinam todas as canções do soundtrack; menos uma, Gold, que é do grupo Interference


1."Falling Slowly(Glen Hansard, Markéta Irglová)Glen Hansard and Markéta Irglová4:04
2."If You Want Me" (Irglová)Irglová and Hansard3:48
3."Broken Hearted Hoover Fixer Sucker Guy"  Hansard0:53
4."When Your Mind's Made Up"  Hansard and Irglová3:41
5."Lies" (Hansard, Irglová)Hansard and Irglová3:59
6."Gold" (Fergus O'Farrell)Interference3:59
7."The Hill" (Irglová)Irglová4:35
8."Fallen from the Sky"  Hansard3:25
9."Leave"  Hansard2:46
10."Trying to Pull Myself Away"  Hansard3:36
11."All the Way Down"  Hansard2:39
12."Once"  Hansard and Irglová3:39
13."Say It to Me Now"  Hansard2:35


Main Trailer


Corram já para ver o filme e ouvir as músicas, uma história assim não pode ser deixada para mais tarde (como eu fiz, e me arrependi de não ter ido atrás do filme antes :P). Agora eu vou comprar o DVD com muita empolgação, para reassistir milhões de vezes.




Bons Sonhos

2 comentários

  1. Que surpresa boa você me deu!

    Meus olhos brilharam quando eu olhei a minha página do blogger e notei que alguém tinha feito resenha desse filme. Ele é lindo, em todos os sentidos! Falling Slowly ta sempre no meu Ipod e já me fez chorar várias e várias vezes.
    Lembrando da emoção que eu senti com esse filme da vontade de ver de novo.

    Parabéns pela resenha e pelo blog, os dois são lindos.

    Beijos,

    Mari http://www.caixadamari.com/

    ResponderExcluir
  2. H´muito tempo quero assistir a esse filme, mas sempre acontece algo e a ideia vontade acaba se perdendo em meio a outras. Vendo agora sua opinião só percebo que preciso assisti-lo logo. ♡

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário \o/
Responderei assim que for possível ;)