12 livros para 2014

Costumo não fazer metas, porque nunca as consigo cumprir. O máximo que faço é colocar no Skoob, na aba "Metas" mesmo, livros que eu tenho aqui que ainda não li; se eu lerei todos ou não, aí não é uma obrigação, é só um guia para eu poder ver que livros estão na minha estante a mais tempo. 
Em minha lista há 60 livros (e quadrinhos, mas como eu faço meta de leitura, incluo tudo) para ler esse ano. É um bom número, sem contar que eu provavelmente comprarei mais livros em 2014, pode ser que ela mude, também. Mas separei os 12 que mais achei urgente em ler; que estão na minha estante esperando desde o comecinho do ano passado, ou livros que quero ler logo porque não quero enrolar mais, já que faz tempo que os quero ler e consegui compra-los recentemente.

2001: uma odisseia no espaço, Arthur C. Clarke: Ganhei o livro de aniversário, preciso ler logo pois já assisti ao filme e amo. O livro só vai acrescentar mais sobre a história, e quem sabe me fazer entender muito mais.

Alta Fidelidade, Nick Hornby: Ouço falar bem dele e do filme faz um bom tempo, mas como ele estava esgotado na edição anterior nem me esforcei em procurar. Então a Cia. das Letras o relançou ano passado ( ou retrasado, não me recordo) nessa edição linda. Comprei e acabei não lendo, ficou para 2014.

O Processo, Franz Kafka: Troquei esse livro no Skoob e não quero que ele more na minha estante muito tempo sem eu lê-lo. E também estou muito curiosa, do Kafka só li A Metamorfose.


Admirável Mundo Novo, Aldos Huxley: Esse livro, sim, está criando traça na estante (exagero, trabalhamos). Acho que faz uns dois anos que o adquiri. Foi meio que para não sair da livraria de mãos vazias, mas acho que fiz um bom negócio, não é?

On the road - na estrada, Jack Kerouac: Também comprei esse faz um tempinho, ano passado, mas parece que foi a mais tempo. Quero ler por curiosidade, por ver algumas pessoas falando que é bom e tal.

O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald: Todo mundo leu esse livro em 2013, acho que por causa do filme. Eu, uma das poucas que não leu, se não a única, não consegui encaixa-lo na meta, e também estava esperando para fazer aquele projeto do Charlie's booklist. Só que não dá mais para esperar, já que eu fico me sentido de fora se não o ler esse ano. =P


Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez: Também faz mais tempo do que parece que o tenho, e preciso ler logo. Pelo mesmo motivo dos outros: só ouço elogios para ele. E quero que Márquez me conquiste de verdade, o que não aconteceu ainda, mas acho que esse vai me surpreender.

O Resto é Silêncio, Erico Verissimo: Sempre tento ler um livro do Erico Verissimo por ano, ano passado eu falhei. Tenho apenas três livros dele, esse tem um tema mais denso e ano passado eu estava evitando livros assim, por isso não o li. Porém, desse ano não pode passar.

As Intermitências da Morte, José Saramago: Ainda não tive a coragem de ler Saramago - por bobagem, eu sei. O primeiro que adquiri foi o Ensaio Sobre a Cegueira; então comprei esse no começo do ano passado e fiquei com os dois parados. Decidi começar pelo Intermitências... porque vi muitas pessoas falando que é um bom livro para começar a ler o autor, pois vamos lá.


A Velocidade da Luz, Javier Cercas: Comprei por causa do vídeo da Tati Feltrin e ficou ali, acabei não lendo. Nem sei o motivo, só fui passando outros livros na frente, eu acho. Também ouvi ótimas coisas sobre ele, fiquei ansiosa para ler, por isso está na lista.

Aos Meus Amigos, Maria Adelaide Amaral: Também comprei e larguei ali na estante (aparentemente fiz isso com vários livros xD). Assisti um pedaço da minissérie e gostei; foi ano passado que descobri ser um livro, aí fiquei interessada. Pois esse ano vou me aventurar nele.

Romeu e Julieta, Willian Shakespeare: Faz tempo que pensei em ler esse Shakespeare, mas por algum ou outro motivo não comprei o livro. Aí minha irmã está passando as férias aqui e, incrivelmente, quis comprar esse livro. Quero aproveitar e lê-lo, se eu gostar, depois adquiro.


O que acharam das minhas escolhas? Acho que vou passar lendo bem, hehehe.
Ah, estou tentando escrever mais para o blog esse ano, vamos ver se vai durar essa vontade (espero que sim, não é?). :)




Bons Sonhos

2 comentários

  1. Muita coincidência abrir o post e dar de cara com a minha leitura atual! Comecei "2001" super empolgada, mas fui pega de surpresa por uma correria monstra e tive que diminuir o ritmo. "Alta Fidelidade" é clássico, você vai acabar fazendo Top 5 de absolutamente tudo. E já aproveita para colocar "Uma Longa Queda", do Hornby também, na lista. É o meu livro favorito dele. "Admirável Mundo Novo" me marcou bastante, ele deixa uma sensação de desconforto muito grande. O ruim é que não é lá o livro mais fácil do mundo, mal de clássicos. Tem quem se envolva horrores, mas vi muita gente detestar também. Quero saber sua opinião depois! Engraçado que partilho a mesma opinião sobre "On the Road", mas por uma perspectiva um pouco diferente. Ele tem o mesmo estigma de "O Apanhador no Campo de Centeio". São livros distintos, mas ambos possuem aquela coisa de envolvimento um período específico da vida. "On the Road" é a cara de quem está daquela fase de querer desbravar tudo durante a adolescência, alguns personagens são BEM malas e você vai sentir vontade de pular umas passagens. Ainda assim, como um todo, gosto bastante. Se puder, dê uma chance ao manuscrito dele (se não me engano foi publicado pela L&PM também, só que na versão pocket). É bem melhor!

    Nossa, "Cem anos de Solidão" está na minha lista desde sempre, toda vez que vou começá-lo acabo pegando outra coisa e vou só adiando. "Intermitências" é genial, foi meu primeiro Saramago (não li muita coisa dele, vamos abstrair haha). Dá pra ler numa sentada, é bem envolvente. "Aos meus amigos" é outra leitura que flui, embora seja mais extenso. E é uma história linda demais sobre amizade. Acho que você vai gostar bastante!

    Acredita que "Romeu e Julieta" foi minha primeira leitura de gente grande? Vou até colocar na minha listinha para reler, pois minha lembrança é bem vaga. Já faz mais de 10 anos que li, imagine só.

    Adorei sua listinha. Feliz ano novo e que 2014 seja cheio de leituras incríveis ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Ainda não fiz a minha lista para 2014 e nem sei se vou fazer, porque fiz uma ano passado e não consegui ler nem metade dos livros que pretendia. Claro, li outros livros, mas os que eu estava decidida a ler mesmo...
    De qualquer forma, adorei sua lista. Desses, o único que tenho curiosidade de ler é Na Estrada, porque falam muito bem dele e do filme que saiu ano passado.
    Boa sorte em cumprir a sua meta e ótimas leituras para você. :)

    P.S.: Não conhecia o seu blog. Mas adorei e já estou seguindo. Se quiser conhecer o meu também, esse é o link: http://nathieseuslivros.blogspot.com.br/ :)
    ;**
    Nathália.
    @NathiiMota

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário \o/
Responderei assim que for possível ;)