Por mais poesia na vida

21 de março de 2014

Talvez você não saiba, mas hoje é o Dia Mundial da Poesia, e que melhor maneira de comemorar que não seja lendo poesias? Pra dizer a verdade eu sou bem leiga quando o assunto é poesia. Não conheço tantos poetas assim, não sei detalhadamente a diferença entre poema, prosa, soneto. Porém, isso não me impede de apreciar a beleza que é essa arte.

Estou na excelente leitura de Toda Poesia, livro lançado pela Companhia das Letras, com toda a obra poética de Paulo Leminski. E vocês não sabem a alegria que está sendo ler tantas poesias, hai-kais, frases, desse autor extravagante. Leminski tem um estilo próprio: é pop e moderno, mas também pode ser delicado e até mesmo romântico em alguns poemas. É delicioso descobri-lo. Eu já conhecia duas poesias pequeninas dele, que bem me lembrei num lapso de memoria quando as li; elas foram exibidas em episódios de Castelo Rá Tim Bum. Lembram quando o gato da biblioteca lia um livro enorme de poemas? Então, foi lá. Me senti com a memória de elefante, lembrando tão rapidamente disso, hehe. 

Pois decidi fazer esse post para colocar algumas de minha poesias preferidas, de autores que admiro. Leminski entrou para a lista, mas aprecio demais as obras de Vinicius de Morais Cecília Meireles. Sei que há muitos outros maravilhosos também, mas como minha admiração pela poesia começou por estes, darei um gostinho dos meus preferidos aqui - e acabo não conhecendo as obras de tantos outros, mas explicarei melhor no final.






Acho que esses são meus preferidos, ou talvez tenha mais um ou outro poema. O que acontece é que eu queria apenas dar um gostinho para que a vontade de continuar lendo poesias aflore por mundo afora, só isso. ^^

E antes de finalizar esse post poetizado; pensando que eu poderia fazer minha vida muito mais poética, planejei fazer uma singela meta. Nada de obrigações, mas um incentivo para ter mais poesia na vida: ler um livro de poesia por mês a partir de agora. Claramente, se ficar um pouco complicado de ler um por mês, mês sim mês não é uma solução ainda bem aceitável. Bom, não importa o quanto se lê, mas que se leia com prazer. E é isso que quero, ter mais poesia em meus dias, sem obrigação de ter que ler. 

Como tenho poucos livros de poesia aqui, penso em comprar alguns outros para começar essas leituras. Contudo, planejo fazer cadastro em biblioteca, assim não preciso comprar sempre. Se alguém quiser me recomendar alguns livros, vou achar ótimo.
Resolvi mostrar os que pretendo comprar, porque se alguém ainda não os leu também, fica aqui a ideia.

Por que exatamente estes livros? Bem, são os que eu já tinha visto e me interessado. São de escritores que já conheço (Vinícius, Cecília, Pessoa) e de escritoras que estarei descobrindo (Ana C., Dickinson). Mas repito aqui, se tiverem para me recomendar, ficarei muito feliz. E é isso.

E convido vocês para tentarem a leitura também. Tenham mais poesia na vida. :)



Um comentário:

  1. Tem Drummond! Não sei se ele entra na sua lista, mas foi um dos primeiros que peguei para ler. Adoro poesia. Queria saber compô-las. Porém só posso admirá-las. Vinicius tinha o dom, gosto de alguns dos poemas dele. Esse de fidelidade eu decorei para recitar para o professor, acredita? Valia ponto, então...rs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♥
Responderei assim que puder ;)

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan