Leia Mulheres

8 de março de 2015

Imagem do projeto de 2014
Para entender:
A escritora Joanna Walsh propôs fazer de 2014 um ano para discutir a desigualdade de gênero no mundo da literatura e promover um equilíbrio nesse sentido. Por que editamos, publicamos, traduzimos, divulgamos, estudamos, discutimos menos a produção de ficção e de não ficção de mulheres? O que fazer para mudar isso? Ler as obras de escritoras, valorizar outras profissionais mulheres do mundo editorial. - Veja mais em: http://leiamulheres2014.tumblr.com/#sthash.AblFy3vK.dpuf
Quando me dei conta desse projeto já era tarde, 2014 já estava acabando... Mas pensei comigo que não precisa haver muitas pessoas fazendo isso para eu querer fazer também. Então eu resolvi fazer o meu "Leia Mulheres" em 2015 mesmo; aí fiz um postzinho na fanpage explicando um pouco.
Sei que várias pessoas continuaram o projeto do ano passado, e até vi o Tuca, do Posfácio, comentando sobre isso. Alias, acho que o post dele é uma ótima referência para quem vai continuar fazendo esse projeto em 2015, pois ele faz observações muito pertinentes que deveríamos levar pra vida, sobre esse assunto. 

Não irei usar a hashtag "leiamulheres2015", mas usarei onde puder um "leiamulheres", porque acho que esse projeto não deveria ter data para acabar. 
Enfim, minha opinião é concordando com todos os textos que vocês podem encontrar por aí falando sobre esse assunto, que alegam que literatura escrita por mulheres é tão boa quando a escrita por homens, então por que não ler com os mesmos olhos, não é mesmo? 

Agora que vocês entenderam o propósito desse projeto, mostrarei a lista de livros escrito por mulheres que tenho aqui em casa, não lidos, é claro - eu li alguns ano passado - e falarei de alguns desejados que gostaria de comprar ainda esse ano (como falei anteriormente em um vídeo, pretendo também dar preferência para a compra de livros de escritorAs). 
Outra coisa que farei é uma aba ali em cima, nas "páginas" do blog, para mostrar o andamento do projeto, que será para a vida e não necessariamente só para o ano de 2015, ok? 

Os livros mostrados:

A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath
Um Teto Todo Seu, de Virginia Woolf
Mrs. Dalloway, também da Virginia (tentarei não repetir/comprar as autoras, mas em alguns momentos isso não é possível haha)
O Torreão, de Jennifer Egan
Adeus, Por Enquanto, de Laurie Frankel
Aguapés, de Jhumpa Lahiri
Opisaine Swiata, de Veronica Stigger
Vincent, de Barbara Stok [que é uma hq e já foi lida]
Não Sou Uma Dessas, de Lena Dunham [também lido]
Tu Não Te Moves de Ti, de Hilda Hilst
Fugitiva, de Alice Munro
O Castelo de Vidro, de Jannett Walls
O Chamado do Cuco, de J.K. Rowling com pseudônimo 
Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector
Mansfild Park, de Jane Austen
Aos Meus Amigos, de Maria Adelaide Amaral
Coração de Tinta, de Cornelia Funke
Anedotas do Destino, de Karen Blixen
Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven
Sejamos Todos Feministas, de Chimamanda Ngozi Adiche [baixei no celular ^^]

E alguns que gostaria muito de comprar, pois estou com muita vontade de lê-los:

Cadê Você, Bernadetter?, de Maria Sample
A Elegância do Ouriço, de Muriel Barbery
Poética, de Ana Cristina César
Para Cima e Não Para Norte, de Patrícia Portela
Todos Nós Adorávamos Caubóis, de Carol Bensimon
O Pintassilgo, de Donna Tartt
Luna Clara, Apolo Onze, de Adriana Falcão

Na verdade essa lista de querências é maior, mas por enquanto os principais são esses. Vou atualizando a página do projeto sempre que adquirir, ler, fazer resenha em vídeo ou texto, sobre os livros, é claro.

E é isso. Se alguém fizer o projeto não esqueça de me contar, vou adorar saber que vocês estão fazendo também. 
Podem comentar aqui ou lá no vídeo. :)



4 comentários:

  1. Oi Juli,
    tudo bem?

    Eu tenho um exemplar do "Cadê você, Bernadette?" na biblioteca livre da cafeteria que eu gerencio, próxima a av. Paulista (www.casaamarela.art.br). Se quiser, é só me avisar que eu separo ele lá para você.

    Abraços,

    Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza. Muito obrigada por ser solicita, mas eu já comprei o CVB? pela interenet. =|

      Mas muito obrigada, de todo modo. ^^

      Beijins!

      Excluir
  2. Que projeto bacana! Vim aqui conferir sua lista através de um link do blog La vie en Rose e adorei! Recomendo muito a leitura de A Elegância do Ouriço, foi uma experiência fantástica para mim.
    Beijos!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vou participar com certeza!
    Leio várias autoras e minha lista de desejados é enorme, então acho que estou no caminho certo rs.

    http://nomundodecoraline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♥
Responderei assim que puder ;)

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan