5 ótimos livros para quem tem paciência

15 de setembro de 2016

Esse título deve estar soando um pouco sensacionalista. Falta de paciência para ler, isso existe? Do modo que vou mostrar para vocês, existe. 

É verdade que os livros que irei recomendar você precisa estar no clima, na vibe para ler; com vontade de ler algum livro mais denso, lento, com vocabulário diferente etc. Esses tipos de livros nem sempre vão ser a primeira escolha em algum momento da vida. Quando você está precisando ler sobre um assunto mais específico e não está com paciência para ler algo como os livros que irei citar. 


A BÚSSOLA DE OURO, de Philip Pullman

A paciência que você tem que ter com esse livro - que não é exatamente infanto-juvenil - é para com a fantasia distinta em que Pullman nos insere. Nem todo mundo vai se deliciar de primeira com a complicada formação de mundo dessa história, por isso ele é um livro para horas mais "especiais". Além disso, esse é o primeiro volume de uma trilogia, ou seja, tem que estar no clima para querer, também, continuar a saga.
Mais sobre a história clique aqui.

1984, de George Orwell

Pode ser que Orwell não seja dos mais difíceis, mas com certeza 1984 é um livro que precisa de cabeça aberta e alma pronta para encarar o ambiente distópico e sufocante do autor. A história não é cheia de complexidade, porém em alguns momentos as coisas se embaraçam um pouco e a atenção precisa ser redobrada.
Mais sobre a história.

O SILMARILLION, de J. R. R. Tolkien

Quem vê pensa que Tolkien é super complicado. Pois não é. Contudo, O Silmarillion é um dos livros de fantasia mais cansativos. Isso porque nele a história se desenrola muito lentamente, com poucos diálogos, muita descrição e desenvolvimento até meio truncado. Muitos reclamam que não conseguiram seguir a diante com a leitura, por isso é preciso de? Paciência.
Mais sobre a história.

LARANJA MECÂNICA, de Anthony Burgess

Um dos meus favoritos - e posso dizer que, por enquanto, é meu livro preferido. Muitos reclamam que o vocabulário nadsat criado pelo autor não ajuda em nada no decorrer da leitura, sendo uma das coisas que mais fazem as pessoas abandonarem esse livro. Por vez, eu acho justamente a língua peculiar um dos atrativos que enriquecem a genialidade da história. Essa edição da Aleph possuí um glossário do nadsat, ajudando na compreensão das frases.
Mais sobre a história.

PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN, de Lionel Shriver

Para ler esse livro incrível da única autorA da lista, talvez você precise 1) se interessar por um pouco de Psicologia, pois é um assunto que aborda muito o complexo de Édipo, entre outras coisas; 2) não se importar com narrativas mais lentas. O livro percorre por meio das cartas de Eva, mãe de Kevin, para o marido. Descrevendo o passado e reavaliando as escolhas da vida dela. A história pode não agradar a todo mundo.
Mais sobre a história.


Como bem diz o título, esse livros são ótimos, bem escritos e vale a pena a tentativa de leitura. Outra coisa, coloquei os livros mais ou menos em ordem de "mais fácil de gostar" para o "precisa de mais paciência".

E vocês já leram/tem interesse em ler algum desses livros? Precisaram de paciência ou a leitura correu bem?
Gostaram das indicações? :)



4 comentários:

  1. Desses livros eu só li O Silmarillion e, realmente, necessita de uma certa paciência para lê-lo. Porém, apesar do "trabalho" que dá para ler, é muito gratificante. E levando em consideração o tema do 1984 já era de se esperar que fosse um livro que necessitasse de uma leitura mais demorada mesmo. Ótimo post Bjs Juli :3 Bons Sonhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim! O Silmarillion é uma obra fantástica, mas não serve pra todo mundo né? hehe
      Mas apesar de 1984 ser pesado e precisar de boa vontade, acho que precisa ser lido, pois ele ainda tem um tema tãão atual.

      Obrigada pelo comentário, Lucas =)

      Beijins!

      Excluir
  2. Oi, Juli :)
    Adorei as recomendações! Da lista, li apenas "1984" e concordo com você, é preciso ter a cabeça aberta e entrar no mundo do George Orwell. Gostei bastante e preciso reler.
    Das outras recomendações, já tentei "O Silmarilion", mas desisti porque me faltou a paciência, haha. Um dia tento de novo.
    Quer muito ler "Laranja Mecânica" e "A Bússola de Ouro"; sinto que vou gostar de ambos!

    Adorei a carinha nova do blog :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michas! :D
      Sim, 1984 é meio pesadinho, mas como falei pro Lucas ali acima, acho que é bem necessário ser lido.
      É, O Silmarillion tem que estar no clima pra ler fantasia mais lenta. Mas te digo que é muito bom.
      Olha, Laranja Mecânica nem é complicado, maa tá na lista pq reclamam muito do tal vocabulário. Leia que você vai achar ótimo. :D E a A Bússola de Ouro prepare para ler oso outros também porque você vai querer (e se quiser ver o fim da história hahaha)

      Obrigada pelo elogio. Acho que agora o blog tá como eu quero. ^^

      Beijins!

      Excluir

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♥
Responderei assim que puder ;)

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan